9 de março de 2017

Hoje, por todas as Marias e Manéis !

Hoje fiz a minha inscrição como Dadora de Medula Óssea. 

Fiquei super sensibilizada quando no sábado à hora de almoço, durante o jornal da SIC vi a reportagem da pequena Maria. Já tinha visto muito por alto informação relativa a esta causa, e a esta menina no Facebook mas a reportagem, o testemunho dos pais, e essencialmente a energia da pequena Maria sensibilizaram-me.

Para quem não sabe, a Maria é uma menina de apenas um ano de idade, que lhe foi diagnosticada uma leucemia mielomonocítica juvenil, rara, e precisa urgentemente de um transplante de medula óssea para poder chegar à nossa idade.
Não sei porquê, mas fiquei mesmo muito sensibilizada com esta causa, com esta menina que tem tanto para viver. 
Senti logo que tinha que ajudar. Eu queria ajudar! 
Queria fazer algo em prol de quem precisa, de quem está a lutar pela vida, e aguarda ansiosamente um dador que lhe seja compatível. Queria ter a sensação de poder contribuir para uma causa, poder ajudar esta criança, e tantas outras que sofrem desta doença. Não a conheço pessoalmente mas tocou-me o coração. E confesso que tenho muita esperança de ser compatível com ela, ou com outro alguém.
Ainda assim, a percentagem de compatibilidade é de 1 para 100 mil pessoas, mas nós podemos sempre ser essa pequena diferença. 

Basta acreditar, e fazer a recolha de uma pequena amostra de sangue.

E esta manhã foi o dia. 
Cheguei à Escola Secundária bem cedinho, e dirigi-me à sala PES.
Após breve contacto com uma técnica, preenchi o questionário com os meus dados, e aguardei. A cada minuto que passava, os corredores ficavam cada vez mais compostos. A ESSL revestia-se de solidariedade ao acolher e responder a esta iniciativa.
Enquanto aguardava na fila ordeira, olhava à minha volta e pensava o quão poderoso é o buzz. A informação quando bem difundida tem efeitos poderosos e propaga-se a mil. As pessoas querem estar lá. Querem ajudar. Ausentam-se dos postos de trabalho para se tornarem dadoras de medula, e isso é incrível de ver. Levam a equipa de trabalho se for possível, e deslocam-se em grupo. As pessoas estão a mudar. Estão a mudar as mentalidades e as suas ações. Para melhor. Estão mais solidárias. Mais humanitárias. 
Apodera-se de mim um misto de emoção, e espírito de garra. No meio de tantos voluntários tem que haver alguma compatibilidade. Tem que haver! A corrente positiva sente-se! 

Ouço pessoas a comentar que não doeu nada. Fico sempre reticente quando o assunto envolve agulhas, e sangue...

Entretanto, é a minha vez de entrar. Um nervoso miudinho passeia nas minhas veias enquanto caminho para o interior da sala. 
Sento-me na cadeira, pouso a minha mala, e dispo o casaco. Troco palavras de gratidão pela iniciativa com a enfermeira, enquanto sinto o processo de pré-recolha em mim. A agulha penetra a minha pele, e sinto dor. Uma dor que nunca tinha sentido. Confesso que me custou um pouco. De todas as vezes que já tirei sangue, e levei medicamento intravenoso, nunca me tinha doído tanto como hoje. Mas a dor nós superamos, porque não deve haver dor que iguale o desespero e a ânsia de conseguir encontrar um dador. E a finalidade, essa sim, ultrapassa esta dor momentânea. 

A adesão foi significativa. Despertou maioritariamente jovens para a importância de ajudar o próximo, esta realidade aumenta assim as probabilidades de compatibilidade e cura. 

É bom saber que cada vez mais os jovens estão a aderir a estas causas humanitárias, estão mais recetivos, demonstrando o seu interesse e sensibilização, tendo cada vez mais consciência de que é importante ajudar e contribuir por mais pequeno gesto simples que se tenha. 

Quando saí, havia duas mesas repletas de pacotes de bolachas, pacotes de leite com chocolate, sumos, e tanto mais para quem quisesse repor os açúcares.  

Esta causa teve um impacto brutal, pois estiveram presentes alunos de escolas do distrito, acompanhadas dos seus professores, para ajudarem a pequena Maria. 


Esta iniciativa partiu do apelo dos pais da Maria, e foi promovida pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre, com o apoio do Serviço de ImunoHematologia do Hospital Drº José Maria Grande, da Direção da Escola de S. Lourenço e da Associação de Estudantes. O resultado desta iniciativa revelou-se extremamente positivo, pois conseguiu-se um total de 147 novos registos de dadores de medula óssea.


Bem sabemos que por vezes a Vida não é um "conto de fadas", mas se tivermos oportunidade porque não contribuir para um final feliz?!

É fundamental deixarmos de lado o pavor às agulhas, porque o que vale mais, não é o medo, mas sim salvar uma vida LI-TE-RAL-MEN-TE!!!


E a sensação no final é mesmo muito gratificante!
Apelo para que todos vós, que estejam aptos para efectuar a recolha, desde que devidamente enquadrados nos requisitos pretendidos a façam. É importante. Hoje pela Maria, amanhã pelos Manéis.



 Podemos ajudar quem mais precisa com tão pouco, doando um pouco de nós, um pouco daquilo que é nosso. Através de um pequeno gesto, conseguimos dar muito.

Podemos ser a Esperança na Vida de alguém. E há que fazer sempre pela diferença. <3






















Força Maria! Se depender desta boa vontade, desta energia super positiva, e destes corações cheios de Esperança e Fé, vais encontrar rápido a prenda da tua vida!
Que tu e os teus pais, nunca deixem de acreditar <3



Segue e acompanha no Facebook:






12 comentários:

  1. Acredita que fiquei comovida, sou bastante sensível a este tipo de situações porém, confesso que nunca fui dadora e receio não poder ser :/ Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Todos podemos ser dadores, basta que sejamos saudáveis. Se quiseres, e eventualmente na tua zona deve existir recolhas também, basta acederes e veres a lista se não tiveres nada destas patologias, aconselho-te a fazeres este gesto nobre. Se fores compatível com alguém que precise, podes salvar-lhe a vida. <3

      Acede aqui: https://www.facebook.com/notes/salvar-a-vida-da-maria/informa%C3%A7%C3%B5es/391097751245530

      Beijinho <3

      Eliminar
  2. Não vi a reportagem da Maria, mas estou a rezar para que encontre um dador compatível! Ela e todas as pessoas em situação idêntica...nem consigo pensar no sofrimento e desespero que deverá ser!

    Eu sou dadora de sangue há muitos anos e faço-o de coração, espero que esta acto que possa ajudar a salvar vidas! Não sou dadora de medula porque não posso e no dia que o soube tive uma frustação enorme, por não poder ajudar ainda mais, quem mais necessita.

    Não posso doar medula, mas sangue posso e hei-de fazê-lo enquanto puder :)

    Beijinho grande e bom fim de semana <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, dar sangue deve ser igualmente gratificante como poder fazer a recolha de sangue e poder ser um dador compatível de medula com alguém que necessite. E não há maior orgulho e gratidão do que poder ajudar, seja de que forma for!
      Através de pequenos gestos podemos mudar as mentalidades e incentivar mais pessoas a fazer o mesmo, podendo salvar vidas. <3

      Beijinho grande <3

      Eliminar
  3. Olá!
    Caramba, que história emocionante. Estou rezando para que ela encontre um doador compatível. Hoje pode ser ela, mas amanhã pode acontecer conosco.
    É uma pena que não posso ser doadora, mas estou torcendo por ela!

    Beijocas.

    Ana | http://www.editoramorgenstern.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Oxalá que a pequena Maria encontre o seu dador, o mais rápido possível, bem como todos os restantes que aguardam. <3

      Beijinhos :*

      Eliminar
  4. Como tu dizes, "por todas as Marias e Maneis", espero que encontrem um dador compatível! Ninguém está livre de precisar... Bem haja pela tua acção!
    Força Maria <3
    Obrigada pelo teu post de sensibilização para este problema e informação em como podemos ajudar <3
    Beijinho e boa semana!

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida, infelizmente é uma verdade, ninguém está livre de precisar, mas se Deus quiser a Maria, como tantas outras pessoas irão encontrar dador. Há que ter Fé e Esperança!!
      Obrigada, eu senti que tinha mesmo que ajudar, sabes quando queres mesmo muito fazer o bem sempre? E quando questionas que a tua ajuda, o teu gesto pode salvar, ai sentes-te responsável em participar nestas acções de solidariedade e ajuda.

      Obrigada desejo também uma boa semana para ti <3
      Beijinho grande :*

      Eliminar
  5. Muitos parabéns por estas iniciativas e que bom, tanta gente ter comparecido! =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      Estas acções deviam ser feitas com mais regularidade.
      Contudo, é de louvar as Equipas dos Bancos de Sangue de todos os Hospitais de Norte a Sul e Ilhas em fazerem um trabalho fantástico.
      Nunca esquecendo os pais da Maria, que tal como a pequena são uns Guerreiros por terem a coragem e força que têm, e que lutam diariamente com unhas e dentes, para que se encontre um dador compatível. É através da mensagem de Esperança que conseguem sensibilizar conseguirem sensibilizar e chegar a tantos anónimos.

      Beijinho <3 e boa semana :*

      Eliminar
  6. Obrigada pela visita no blog! Adorei chegar aqui e ver logo isto! Admiro imenso quem o faz e ando há montes de tempo para me ir informar e perceber se posso ser dadora ou não, gostava de pelo menos uma vez fazer isso. Ou tornar constante se possível.
    Muito respeito por estas iniciativas. Fizeste muito muito bem! :)
    Beijinhos.

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosana :) obrigada pelo carinho <3
      Informa-te no hospital ou banco de sangue da tua zona de residência, e faz o despiste para poderes ser dadora. Não custa nada e podemos salvar e ajudar quem mais precisa.
      Para que mais pessoas se tornem voluntárias!

      Beijinho grande <3

      Eliminar