7 de dezembro de 2016

A visão estratégica do Lidl - uma campanha incrível de Marketing

Há muito tempo que queria escrever um post sobre a estratégia levada a cabo pela insígnia Lidl, e sendo eu Licenciada em Marketing e Publicidade, é a primeira vez que falo sobre o tema no meu Blogue. 
Hoje foi o dia. 

Ao longo da minha licenciatura, foram muitas as campanhas e estratégias de marketing que eu elaborei. Sozinha ou com os meus grupos de trabalho, conforme era solicitado pelos docentes da ESTG. Seguiram-se muitas noitadas, muitas diretas a trabalhar, a criar, a executar ideias, a estudar os mercados, a fazer tudo e a dar tudo pelos trabalhos que tanto prazer me davam. Sendo que o prazer maior era quando os ia apresentar e defender, conseguindo alcançar muito bons resultados. Os resultados mais que esperados. E isso tornava-se gratificante e extremamente compensatório.

Estes resultados  preenchem-nos. E realizam-nos pessoal e profissionalmente. 
Desafiam-nos a todos os níveis e colocam-nos de certa forma à prova, testando as nossas capacidades.

As campanhas de marketing quando bem executadas são poderosas. O objetivo é trazer sempre resultados positivos para a empresa, gerando buzz de forma a que todos falem nelas. 

Uma das coisas que aprendi durante o curso foi que o importante é falarem de nós (neste caso marcas/empresas/produtos), não importa se bem ou mal, o que importa é que falem!!! Isso por si só, já é marketing. 


Depois de terminada a campanha das miniaturas do Lidl, fica a minha opinião, esta que foi quanto a mim, e sem sombra de dúvida a melhor campanha até agora realizada, além da anterior (a coleção do gang dos frescos onde se colecionavam peluches). 

O Lidl inovou ao lançar a campanha Lidl Shop, com o slogan "Brincar também é aprender": com 40 miniaturas de produtos disponíveis em loja, onde se pretende consciencializar os pais e educadores para a importância dos momentos de brincadeiras das crianças, e em família, enquanto fator de desenvolvimento, e também como forma de dar a conhecer o mundo real, estimulando a autonomia, o desenvolvimento, a linguagem e o pensamento. 


Excelente campanha de marketing. Excelente visão estratégica. 

Mesmo quando os preços mais baixos só por si não convencem os clientes, a estratégia passa por apostar claramente nas famílias.

Esta foi  nada mais nada menos que uma estratégia de fidelização e relacionamento da marca. Clientes que nem sequer compravam no Lidl, passaram depois desta campanha a comprar devido ao colecionismo das miniaturas. Fator mais que positivo, pois gera novos clientes, que por si vai gerar o aumento das vendas. 

Quanto aos clientes que já compravam no Lidl, estes passaram a ir com mais frequência e assiduidade à loja, passando por isso a comprar em maior quantidade. Com o objetivo de conseguir maior número de miniaturas. 

Famílias inteiras: pais, avós, tios, primos, passaram a fazer as suas compras neste Hipermercado com o intuito de poderem contribuir para finais felizes, isto é, para ajudar os seus pequenos a terminar a tão desejada coleção. 

Foram cerca de dois meses a ouvir em tudo que era sitio falar sobre as miniaturas. Era quase que tema obrigatório. Na verdade ainda se continua a falar da Lidl Shop e seus derivados. E isso só é bom. 

Os grupos que se geraram nas redes sociais, nomeadamente no Facebook de trocas de miniaturas, e são imensos. Por lá, há quem troque, e há quem venda. 
É incrível ver a massa consumista e o "desespero" que se gera e cria dentro destes grupos para fazerem a troca por troca dos mini produtos. 
As miniaturas em tamanho XXS dos produtos lideres de mercado que se vendem no Lidl, são de uma perfeição incrível, super realistas e fazem as delícias das crianças e dos seus pais. 

A coleção acaba por ser transversal na medida em que consegue e conseguiu captar desde crianças a adultos. Todos acabaram por ficar rendidos. 

Paralelamente às miniaturas existe todo um outro conjunto de acessórios onde se inserem as miniaturas, e que acaba por completar esta coleção. Desde a loja para arrumar todos os mini produtos, o camião, a caixa registadora, os carrinhos de supermercado, os cestos, a balança, o dinheiro que pode ser também utilizado nas brincadeiras da Kidzania

Um autêntico mini mundo que diverte as crianças ao mesmo tempo que as capacita para a realidade, incutindo a importância para as escolhas responsáveis ao mesmo tempo que brincam aos supermercados. 

Confesso que também eu me rendi a estas miniaturas, tão perfeitas e tão realistas. São brutais.


Quando vi a publicidade a esta campanha, parei e pensei: 

"Woow. O Lidl acabou de fazer uma grande jogada, uma grande campanha extraordinária, isto vai ser brutal!!! Isto vai ser só o inicio das corridas desenfreadas ao Lidl para abastecer os carrinhos de compras de todas as famílias portuguesas, especialmente as que não costumam comprar, intensificando as compras dos clientes habituais. Que visão de marketing "fora da caixa" . Também vou querer muito isto." 



É super engraçado e tão mimoso. Apetece ter tudinho.
Se até os adultos gostam, então as crianças amam. 






Os psicólogos afirmam que esta campanha exercita o espírito organizativo e a arrumação. E defendem também que o colecionismo faz parte do ser humano, pelo simples facto de nós querermos tudo! 


Bem sabemos que as crianças hoje em dia desempenham um papel fundamental na escolha dos locais onde os adultos fazem as suas compras, sendo estes na maioria influenciados pelas crianças.  

Esta é uma realidade, e as marcas sabem o poder que as crianças têm nas escolhas que os pais fazem. E trabalham cada vez mais este indicador. 

Existem cada vez mais campanhas de marketing onde as marcas apostam nas crianças estrategicamente, como um fator de aproximação às lojas.

Existem crianças que não querem que os pais frequentem outros Hipermercados que não o Lidl, e isto é o poder do marketing. 

Em suma, uma campanha como esta pretende alavancar e garantir mais vendas para as insígnias que as estimulam. Uma insígnia garante mais vendas atraindo clientes à loja e é isso que as miniaturas e os peluches fazem. Os que não são clientes desta insígnia deixam de fazer compras noutros supermercados e hipermercados para fazerem no Lidl porque é ali que conseguem encontrar as peças para os filhos colecionarem. 

Estes novos clientes podem potencialmente vir a ser um cliente depois do final desta coleção. 
É a sociedade de consumo e a economia de mercado a funcionar. 


10 comentários:

  1. excelente post
    tbm partilho da tua opinião, acho que foi uma ideia brilhante
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

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    1. Foi sem dúvida Ivânia :) uma campanha "muito à frente", que atingiu certamente os objetivos da marca.

      Beijinhos

      [ Vou seguir o blogue não conhecia ;) ]

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  2. Não fiz a colecção mas dei para uma amiga minha
    mas adorei a ideia deles
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

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    1. Boa tarde Sofia :)
      A ideia deles foi mesmo muito boa! Só se fala nas miniaturas do Lidl. ;)

      Beijinhos

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  3. Obrigada :)

    Concordo plenamente! Foi uma excelente campanha de markting. Foi uma ideia muito bem pensada envolver as famílias/crianças, as vendas aumentaram com toda a certeza! e as peças são super fofas! Também tenho algumas :)
    Beijinho*

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

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    1. Sim, sem dúvida. Quando as crianças têm tamanha influencia nas compras, e locais de venda, a estratégia é entrar por aí. Captar a atenção das crianças, envolvendo as famílias de uma forma intensa.
      As peças são um mimo :*

      Beijinho

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  4. Uma excelente campanha! As peças para além de giras eram bastante semelhantes à realidade!
    Estão mesmo de parabéns! :)
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.com

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    1. As peças são uma doçura, Marta, se as crianças deliram, os adultos não são excepção. Mini produtos que compramos no dia a dia, quem não quer ter? ;)

      Beijinho

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  5. Olá Maria!
    Antes de mais obrigada pela visita.
    Sou licenciada em comunicação social e também tive várias disciplinas de Mkt e publicidade, logo também tenho um pouco da tua visão quando vejo este tipo de campanhas. E parece que o LIDL não brinca em serviço. É um insígnia que tem tido excelentea campanhas e iniciativas.
    Trabalho na grande distribuição e posso dizer que estamos numa fase em que a fidelização de clientes é o mais importante para as grandes empresas. Como tal há que apostar em grande.
    Tenho as duas coleções do gang dos frescos e agora a das miniaturas... A criança é que manda. Eheh

    Beijinhos ��

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

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    1. Bom dia Rute, obrigada pelo teu comentário e visita!
      Exactamente, os nossos cursos têm algumas disciplinas idênticas, daí a nossa análise mais "profunda" da temática.
      Sem dúvida que o Lidl não brinca mesmo e isso é de valorizar e faz toda a diferença na atracção de novos clientes e também na fidelização, para a concorrência isto só mostra que "estão um passo à frente".
      Oh que bom, a colecção dos frescos também é bastante querida para os pequenos. :D

      E que venham mais campanhas destas em grande ;)

      Beijinhos <3

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