25 de novembro de 2016

Natal: a minha Quadra Festiva de eleição


Adoro imenso o Natal. <3 
Amo de paixão mesmo!!!

Costumo dizer isto frequentemente mas não me importava nada que fosse sempre assim: Natal.




Desde pequenina que me recordo de ter um grande carinho por esta altura do ano. 

Recordo-me de alguns natais passados em casa da avó na aldeia, com os tios, com os primos, com os meus pais e os meus avós. 

A avó preparava tudo. 
Eu como passei praticamente a minha infância em casa da avó, ajudava-a sempre nas arrumações e nos enfeites da casa. O avô tinha a tarefa de ir buscar um ramo grande de pinheiro, aos pinheiros que existem ainda hoje, no Adro da Igreja, e alguns deles por vezes, ainda traziam pinhas. 
Durante a tarde, a tarefa prosseguia-se mas desta vez ia com os meus avós apanhar musgo para podermos decorar o presépio.

A casa tornava-se pequena para a felicidade estonteante em fazer a decoração mais bonita que podia existir. Em poder mexer eu própria nas bolas, nas fitas, nos sinos, ou até mesmo nas imagens do presépio. E ficava um aroma tão fresco a pinheiro em toda a casa. 


Tudo tão genuíno. Tudo tão tradicional. Tudo tão nosso.


Os meus tios e os primos, chegavam uma semana antes, vindos das suas cidades, onde trabalhavam o ano inteiro. Com eles traziam sempre, na bagagem os presentes e as iguarias que acabavam por completar a mesa da Consoada. 
Jantar delicioso, doces que nesta altura têm um sabor especial, conversas, brincadeiras e risadas estendiam-se pela noite dentro. 

Nunca chegava a aguardar pela meia noite para abrir os presentes. Eu e os meus primos não conseguíamos resistir e fazíamos a troca antes. 

Lembro-me também de quando ainda era mais pequenina, talvez tivesse entre dois a quatro anos, em que o sono se apoderava de mim, e o cansaço de dias infinitos de brincadeiras e a partilha de aventuras, me deixavam cansada acabando por adormecer, deixando a curiosidade para o dia seguinte que era quando abria os presentes todos. No dia 25 logo pela manhã, ainda ensonada, de pantufas calçadas, pijama e robe vestidos lá ia eu pé ante pé abrir as prendas.

Recordo com muito carinho e saudade esse meu tempo de menina, onde os meus pais colocavam alguns presentes na chaminé dentro dos sapatinhos, e diziam em tom convicto, que o Menino Jesus tinha vindo de noite, pela chaminé deixar um presente no sapatinho, para quem se tivesse portado bem ao longo do ano. Recordo-me perfeitamente: estavam sempre três pares de sapatos, os meus, os da minha mãe e os do meu pai. 
Brincava o dia inteiro. Dormia com os presentes e era alegria e felicidade constantes.


Os meus pais e avós sempre me educaram para um natal Cristão, onde o simbolismo da época não passava apenas pelas prendas, mas também pela união, pela partilha, pela compaixão, pela humildade e pelo amor.


Cresci assim. 
A saber amar, a saber respeitar, e ser respeitada, a saber esperar e a saber partilhar. 
A dar sem exigir nada em troca.
A saber a essência e a importância de sermos unidos.
Sempre. 



Com o meu crescimento, e com o passar do tempo, continuo a adorar esta quadra festiva. Continuo a adorar o Natal, e tudo o que ele proporciona.

Esta é uma época onde se respira Paz, Serenidade. Há um espírito de Partilha incrível que se vive e uma União que não é indiferente a qualquer um, a qualquer Família. 
A decoração da casa cheia de brilho, o Presépio e o seu significado importante, a árvore de Natal iluminada cheia de brilho e simbolismo. 

É a Festa da Família, do Amor, da Partilha e da União.

A lareira sempre acesa, gerando calor, um calor que aconchega aliado ao calor humano que temos na nossa Família. 
Vibro com a quadra natalícia. 
Saímos à rua, e está tudo vibrante, sentimos a energia gerada, as decorações das lojas estão brilhantes com as suas montras cheias de vida.

A magia da Noite de Natal têm o poder de nos transformar. De transformar as nossas crenças, e os nossos sonhos.

O Natal têm o dom de encher os nossos corações de amor e paz.

Que este Natal seja fonte de inspiração para todos nós. Para todos vós. 
Que tenham consciência daquilo que podemos mudar. Daquilo que podemos fazer para sermos a diferença na vida de alguém. 
Que o Natal nos ajude a ter consciência da importância da doação aos mais necessitados, a quem mais precisa na noite fria, e que muitos se sentem ainda mais sozinhos sem refúgio.

Que possam ser luz na vida de alguém. 
Que possam fazer a diferença.
Que possam ser mais.


Aqui em casa, somos muito felizes, e vivemos o Natal de forma muito intensa, de forma muito unida.
E que permaneçamos sempre assim. Unidos. 
Que o Natal seja sempre iluminado de amor, paz e harmonia.
E que nunca nos falte Fé e Amor. <3 <3 


2 comentários:

  1. É sem dúvida a época mais bonita do ano. Que relato lindo aqui fez!

    Beijinhos :)

    http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Bárbara, por vezes "abrimos" o nosso coração e sãe relatos assim :)
      é de facto uma época mágica!!

      Beijinho :*

      Eliminar