20 de janeiro de 2017

Onde reside o Civismo das pessoas?

Hoje vou contar-vos um pouquinho do meu dia, e relatar uma situação caricata que ocorreu na Loja. Uma atitude que me deixou a perplexa e a pensar cada vez mais nas atitudes e (falta) de humildade das pessoas. 
A sério que ainda há pessoas assim?!




Bem, hoje entrei cedo no meu local de trabalho, para fazer a abertura de loja. 
Na cidade estava frio, uma manhã cinzenta, e com vento desagradável. Estava um daqueles dias em que não apetece sair das nossas mantas, sabem? 

Desde que as portas abriram, a loja não parou um segundo (e ainda bem), clientes e mais clientes para fazerem as suas compras de saldos, as suas compras da nova coleção...
Ao meio da manhã, chegaram artigos novos, e veio também o senhor responsável pela desinfestação, fazer a manutenção de loja. 
Estava eu a rubricar os documentos e a conversar com o senhor pois nesse preciso momento não se encontravam clientes em loja, e segundos depois eis que entra uma senhora aparentemente na casa dos seus 60 anos, com algo na mão, que me pareceram desde logo sacos, pois o balcão não usufrui visibilidade num ângulo mais inferior.
Procedimento normal, sorri e cumprimentei a senhora, enquanto esta se dirigia para o interior da loja.
Tudo normal até aqui.
(Pensando eu que eram os ditos sacos, fiquei tranquila)
Quando esta se virou, vi na verdade o que eu pensava que fossem os sacos, sabem o que era? Um cão à trela!

Oh meu Deus!
(...)
Dirigi-me à senhora, e informei que era expressamente proibida a entrada a amimais dentro da loja, a senhora ficou em pânico. Argumentou logo de seguida que o cão estava limpo, vacinado e não fazia mal, e que antes costumava entrar e nunca lhe tinham dito nada ali...
Eu voltei a explicar educadamente à cliente, que a proibição estava devidamente sinalizada e afixada na porta/montra da loja, excetuando se fossem cães guia. O cão não era cão-guia, e a senhora muito menos invisual. Portanto tinha que sair com o seu cão do interior da loja. 
Continuou com a mesma conversa de que sempre entrou ali na loja Parfois com o cão, que nunca lhe opuseram qualquer limite, voltei a mencionar que eram procedimentos de loja, e que eu como funcionária responsável tinha que zelar pelo bom funcionamento, preservando as regras da loja. 
A senhora exaltou-se, ficou muito ofendida pela minha justificação e ainda duvidou da minha palavra enquanto funcionária. 
Saiu porta fora, e pondo isto ainda faltou ao respeito, não só a mim funcionaria, mas também ao senhor da manutenção, por este ter feito o seu trabalho e ter desinfestado a entrada da loja, que, quanto a ela não o deveria ter feito, porque era uma ameaça, por causa dos venenos, do cão, e de mais uma série de coisas.

É incrível como as pessoas têm esta capacidade de ofender o outro, de não respeitarem e não se darem ao respeito, de não serem humildes? Em pleno século XXI é terrivel que isto aconteça. 
Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais informadas, estão também mais participativas nas questões sociais e politicas. Isto não devia de acontecer. Onde está o civismo desta gente??

E ainda mandou o responsável de manutenção ir estudar. 
Isto só porque ele desempenhou a função dele, e porque a cliente ficou possessa com a minha intervenção.
Acham isto normal, vindo de uma senhora de idade, com mais bagagem de experiências de vida?
E será que quando vai ao supermercado o cão também vai atrás?
Há pessoas que não sabem respeitar, não conseguem ter a capacidade de serem civilizadas, e acham que podem fazer tudo só porque têm um cão?

Eu adoro animais, não sou contra, antes pelo contrario. Tenho os meus cães, gosto muito deles, e é muito importante quando os donos se importam com os animais, é certo, quando os levam a passear, quando partilham outras atividades, mas daí a desrespeitar uma regra deste tipo, tal como consta no Decreto-Lei nº74/2007 de 27 de Março, é inadmissivel. 

E os problemas que eu podia ter tido se a minha Chefe entrasse e visse a senhora dentro da loja com o cão? Eu é que passava por incompetente e irresponsável por não cumprir os procedimentos de loja. 

Eu começo a questionar-me onde reside o civismo das pessoas?
Onde está o bom senso da sociedade?

Vocês já presenciaram algo do género?
O que acham deste tipo de atitudes? Condenam ou são a favor?


Contudo, foi um excelente dia de vendas!  Vendemos inúmeras malas, bijuteria e lenços. 
A Loja atolada de clientes a tarde inteirinha. Literalmente!!!
Já se nota os saldos a mexerem mais.


Beijinhos e 
Um ótimo fim de semana <3

12 comentários:

  1. Nunca presenciei nenhuma situação do género mas acho que desempenhaste bem a tua função e agiste da forma mais correta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até à data, também nunca tinha presenciado nada deste género, mas nós no comércio estamos sujeitos a estes tipos de situações menos agradáveis :S

      Beijinho <3

      Eliminar
  2. Não sei o que se passa, as pessoas parece que deixaram de ter respeito pelo próximo :(

    Felizmente que ainda há muitas pessoas boas! E dessas que temos de nos lembrar :)

    Beijinhos e boa semana <3
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Carla, e acredita que pela aparência e imagem da senhora, não fazia prever que fosse ter uma atitude tão negativa, e de muito baixo nível.

      Felizmente que temos também o reverso da moeda e é o que mais importa!! ;)

      Beijinho grande <3

      Eliminar
  3. Penso que agiste da forma correcta! As pessoas estão cada vez mais intransigentes e exigentes. Uma coisa pavorosa...
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Ana, há pessoas que parece que não enxergam a realidade, estão cada vez mais exigentes, e só elas podem ter a razão toda. Querem tudo à sua maneira. Esquecem-se é do civismo e respeito pelo outro.

      Beijinho <3

      Eliminar
  4. Maria, infelizmente calculo que o atendimento ao público seja sempre um trabalho repleto de situações onde impera a falta de respeito. Fizeste o teu papel o melhor que sabias e isso, sim, é o mais importante. Há que desvalorizar situações como estas e termos na mente que o que importa é sermos sempre capazes de fazer o melhor que sabemos no trabalho que executamos :)

    Um beijinho enorme | http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bárbara, muito obrigada pelo teu carinho!
      O atendimento ao público têm os seus pontos positivos e também a parte mais negativa. É muito bom na proporção de ser por vezes muito desagradável, quando ocorrem situações do género. Aqui, o que mais importa é termos consciência do que é melhor, agindo de forma adequada, pois por mais injusto que seja, estas situações irão sempre acontecer.
      As pessoas estão cada vez mais informadas, e consequentemente mais responsáveis desde os direitos e deveres, à maneira como se comportam e agem na sociedade. (Mas parece que esta informação não está presente em muitas pessoas que se dizem as mais responsáveis perante certos assuntos).

      Beijinho grande <3

      Eliminar
  5. Ainda se vêem muitos casos desse género em que os clientes não conseguem ver que nem sempre têm razão, concordo plenamente contigo!!
    Já sigo..
    Beijinhos,
    A Tomé.
    https://atomedisseque.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Alexandra <3
      Infelizmente é a sociedade que temos, e por mais que as mentalidades cresçam e se tornem consistentes, haverá sempre quem se comporte da maneira mais inapropriada.
      Muitos não têm razão nenhuma, mas querem tê-la. Nem que seja à força, e que se parta para a violência verbal.

      Beijinho grande :*

      Eliminar
  6. Eu trabalho na grande distribuição e sei perfeitamente o que dizes! Infelizmente cada vez mais existem situações desse género. E de certeza que a senhora nunca tinha entrado na loja com o cão mas achou que por ter uma certa idade tu irias ser uma querida e deixá-la à vontade.
    Os mais velhos têm o pessimo hábito de se querer aproveitar da idade nas mais variadas situações. E nao maior parte das vezes são os primeiros a faltar ao respeito ao próximo!

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Quem trabalha em atendimento ao público tem sempre histórias como estas para contar!
    Há sempre uma alminha que parece que não percebe o que lhe estamos a explicar e ainda se tornam mal educadas!

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar